Porque é que os gatos comem erva?

       Afinal porque é que os gatos comem relva? Esta pergunta não nos sai do pensamento, porque a Maria Preta não vive sem o seu pedaço de relva, enquanto que o Klaus de Cloud nem olha sequer para pedaços verdes como algo a ingerir. Tivemos então que ir em busca da resposta a esta pergunta que não parava de pairar sobre as nossas cabeças. Se também têm esta pergunta a pairar na vossa mente, então este artigo é para vocês!
porque é que os gatos comem relva + gato preto + felino + blogue + animais de estimação + portugal + português + história real + pedro e telma + Maria preta

       Então porque raio é que os gatos decidem mastigar e engolir o raio da relva e outras ervas?! Cá estão algumas teorias que procuram responder a esta questão tão famosa:

  • Ajuda na digestão. A erva pode ser usada pelos gatos para lhes provocar o vómito quando a ingestão de determinados alimentos não esteja a ser facilitada. Desta forma, os gatos conseguem eliminar toda a matéria indigesta do seu trato digestivo e sentir-se-ão muito melhor. Serve como uma espécie de laxante natural.
  • Auxilia a expelir as bolas de pêlo. Os gatos são muito limpos, estando constantemente a higienizar-se. Assim, acabam por ingerir muitos pêlos que posteriormente não digerem, formando bolas de pêlo no estômago. Essas mesmas bolas podem causar obstruções no sistema gastrointestinal, pelo que a ingestão de erva, ao provocar o vómito, ajuda à sua eliminação.
  • Tem nutrientes que colmatam falhas nutritivas felinas. Os gatos não gostam particularmente de beber água, pelo que a ingestão de ervas ajuda a adquirir os seus elementos residuais como minerais ou ácido fólico, que é uma vitamina muito importante na produção de hemoglobina. 
  • Ou… PORQUE GOSTAM! Sim, esta aposto que não estavam à espera, mas os gatos podem ingerir erva por puro prazer; por acharem saboroso. Mhaaami!

Como dar erva ao gato?

       Podem pegar num peitoral e levar o gato à rua, como nós habituámos a nossa Maria Preta a ir de tempos a tempos. Devem ter um cuidado especial para os levar para onde não vão encontrar cães para não stressar o felino, mas pode ser um passeio divertido. Por outro lado, podem também comprar a erva já em vasos ou a sua semente para a plantarem num recipiente próprio em vossa casa e depois deixar o gato comer directamente ou cortar e servir num recipiente. Esta é a forma mais segura, já que as ervas da rua podem conter pesticidas e outros elementos mais tóxicos.

       É realmente muito importante terem noção do tipo de plantas que podem ou não ter em casa coabitando com o vosso felino, seja ele um gato que ande somente por casa ou ande pelo exterior.
Costumam dar erva aos vossos felinos? 
Se gostaste do artigo, segue-nos no facebook e instagram.
Se quiseres ler mais, então não te esqueças de o partilhar e/ou comentar com a tua opinião.
Se gostaram de ler este artigo, sugerimos a leitura de:

No Comments

Leave a Reply

About Me

Este é um blogue dedicado exclusivamente a animais de estimação, com o objectivo de melhorar a sua qualidade de vida. Sabe mais sobre nós.

Vida de Pet

Redes Sociais

Subscribe to our Mailing List

Get the news right in your inbox!

Privacy Policy

Popular Links

Categories

×