Dar banho a gatos faz mal? É necessário?

       Quando se adopta um gato existe a dúvida de ser ou não necessário dar banho ao felino. Há quem responda que os felinos sabem tratar da sua higiene, pelo que não precisam de banhos, mas também existe a versão de que alguns gatos até gostam de nadar. Afinal é ou não preciso dar banho a um gato?!
É necessário dar banho a um gato + dar banho ao gato faz mal + blogue português + animais de estimação + gatos + felinos + animais domésticos + dicas + vida de pet .pt + pedro e telma
       Os veterinários dizem-nos que não é preciso dar banho a um gato, estando este saudável e de boa aparência, já que se o lavarmos com frequência o nosso felino, este irá perder óleos essenciais que o pêlo contém naturalmente. A par disso, os gatos na sua vida natural não estariam habituados a banhos, lavando-se somente com a sua áspera língua de gato. Sendo dos mais higiénicos seres, passam a maior parte do seu tempo a lavar-se, passando a língua por todo o corpo. Assim, basta que o escovem regularmente para que seja o suficiente para estarem bem cuidados e higienizados.

É preciso dar banho a um gato?

       Claro que haverá gatos habituados desde pequenos a tomar banho ou que por iniciativa própria gostam deste acto. Será conveniente, em certa medida, que os gatos, como qualquer outro animal, não se importe com o acto de tomar banho, para o caso de ser necessário por motivos de saúde. Assim, pelos 2 ou 3 meses de idade, quando já têm as vacinas em dia e estão em plena fase de socializar com humanos, convém que lhes dêem o primeiro banho como uma experiência positiva, pois habituar um gato adulto ao banho será uma tarefa bastante mais árdua. Neste sentido, não é preciso dar banho a um gato saudável. No entanto, se houver algum problema de saúde em que seja necessário proceder a tal acto, convém que o gato esteja habituado e não tenha que se dar o primeiro banho em adulto, para não dificultar o procedimento que pode ser traumático.

Quando é que se dá banho a um gato?

       Esteja ou não o gato habituado a tomar banho, existem algumas situações de excepção em que é realmente necessário dar-se banho a um felino, tais como:
  • se adoptaram um gato bebé ou adulto que está sujo;
  • se o felino sofrer de alergias, micose ou infecções na pele em que seja necessário recorrer a curas através do banho, por recomendação médica;
  • se o felino, de pêlo comprido ou semi-longo tem o pêlo eriçado e não o consigam desembaraçar somente com uma escova;
  • se o gato tiver pele oleosa e for recomendado por um especialista;
  • se o felino se tiver sujado com algum produto tóxico ou químico;
  • se o gato não se higieniza por algum motivo de falta de saúde.
       Apenas e só nestes casos é que é realmente necessário dar banho a um felino. Caso não estejam perante nenhuma destas alíneas, então basta que ele efectue a sua higiene diária, e que o seu tutor/a o escove regularmente (dependendo do seu tipo de pêlo bastará mais ou menos duas vezes por semana), e em casos pontuais de cair claras de ovo em cima do gato, enquanto se prepara um bolo ou outra situação semelhante, bastará toalhitas específicas para gatos, respeitando os seus níveis de ph da pele, para retirar a sujidade, sem que seja necessário dar-lhe banho. Por outro lado, caso seja alguma das situações descritas anteriormente em que seja necessário recorrer ao banho, escrevemos um artigo onde partilhamos alguns conselhos sobre dar banho a um felino.
Se gostaste do artigo, segue-nos no facebook e instagram.
Se quiseres ler mais, então não te esqueças de o partilhar e/ou comentar com a tua opinião.
Se gostaram de ler este artigo, sugerimos a leitura de:

No Comments

Leave a Reply

About Me

Este é um blogue dedicado exclusivamente a animais de estimação, com o objectivo de melhorar a sua qualidade de vida. Sabe mais sobre nós.

Vida de Pet

Redes Sociais

Subscribe to our Mailing List

Get the news right in your inbox!

Privacy Policy

Popular Links

Categories

×