Conselhos para dar banho a um gato

       Existem pequenas excepções de casos em que é preciso dar banho a um gato. Em regra geral os felinos sabem cuidar de si mesmos e efectuar a sua própria higiene, e não necessitam da nossa ajuda para o efeito. É um facto que os gatos são seres muito independentes e solitários. Porém, existem casos em que é necessário que tomem banho. Assim, neste artigo partilhamos dicas para que dêem banho ao vosso gato sem que esta seja uma tarefa demasiado árdua para vocês ou demasiado traumática para o felino.
dicas para dar banho a um gato + felino + conselhos + blogue português + sobre animais de estimação + pedro e telma + vida de pet .pt

O primeiro banho de um gato é o pior de todos.

       É importante ter consciência de que o primeiro banho dos felinos será sempre o pior, pelo total desconhecido que é esta tarefa para eles. Há barulhos estranhos, há uma sensação completamente diferente e isso fará com que fiquem assustados. Assim, será importante que eles estejam calmos, e que nós não façamos movimentos bruscos, estejamos nervosos ou aumentemos o nosso tom de voz, para que não alteremos o seu estado de tranquilidade necessário para que seja uma tarefa cumprida com sucesso. Ao longo de todo o processo é necessário que dê muito mimo e carinho ao felino para que este crie boas memórias em relação a este acto.

É importante pedir ajuda.

       Partilhar esta tarefa com alguém que goste tanto do gato como nós é importante para o caso de ser necessário que alguém segure o felino enquanto lhe tentamos mostrar que não tem mal nenhum tomar banho, e evitar assim que não nos arranhe e nos magoe.
dicas para dar banho a um gato + felino + conselhos + blogue português + sobre animais de estimação + pedro e telma + vida de pet .pt

Encher a banheira de água morna.

       É importante que não o felino não sinta muita diferença de temperatura, para que não se constipe. Além disso, se o banho for o mais natural possível, não irá estranhar tanto esta situação que lhe é adversa. Para ajudar, se colocarmos a água à temperatura ambiente na banheira, ou no recipiente onde lhe vamos dar banho, ele não terá de ouvir o barulho da água a sair do chuveiro/ torneira, o que o pode deixar nervoso e até agressivo.

Ter a toalha à mão.

       Relembramos que é importante que todo o procedimento não seja algo traumatizante para o felino, pelo que é relevante que este não sinta frio. Quanto mais rápido agirmos e o secarmos, menos frio ele irá ter, bem como menos riscos de se constipar.

Usar um champô específico.

       É extremamente essencial que seja usado um produto recomendado no seu invólucro com “uso veterinário”, sendo este o sinal de que é um produto previamente testado e recomendado por veterinários, que não será nocivo para o ph do animal.
dicas para dar banho a um gato + felino + conselhos + blogue português + sobre animais de estimação + pedro e telma + vida de pet .pt

Não aproximar champô/ água dos olhos ou ouvidos.

       Não devemos usar movimentos bruscos ou grosseiros ao dar banho a um felino. Devem ser usados movimentos tão suaves quanto possível. Por sua vez, não devemos molhar directamente, nem aproximar o champô dos olhos, nem das orelhas do animal.

Enxaguar bem todo o champô.

       Como bem sabem, o gato trata da sua própria higiene regularmente, pelo que será necessário que enxaguem bem todo o champô usado para que não seja posteriormente ingerido pelo felino.

Secar tanto quanto possível o felino.

       Para evitar constipações e outras doenças semelhantes, será necessário que sequem bem o felino, tanto quanto possível e não o façam passar por diferentes temperaturas, usando a água em temperatura ambiente, e depois não o deixando passar por temperaturas demasiado altas ou baixas, pois estará mais susceptível a ficar doente. Ah! E usem somente uma toalha ou duas. Não usem, em circunstância alguma, aquecedores ou secadores que farão barulhos que causam situações traumáticas além de alterarem a temperatura ambiente.
Se gostaste do artigo, segue-nos no facebook e instagram.
Se quiseres ler mais, então não te esqueças de o partilhar e/ou comentar com a tua opinião.
Se gostaram de ler este artigo, sugerimos a leitura de:

No Comments

Leave a Reply

About Me

Este é um blogue dedicado exclusivamente a animais de estimação, com o objectivo de melhorar a sua qualidade de vida. Sabe mais sobre nós.

Vida de Pet

Redes Sociais

Subscribe to our Mailing List

Get the news right in your inbox!

Privacy Policy

Popular Links

Categories

×